Segunda-feira, 14 de Maio de 2012

Feira do Livro de Los Angeles mobilizou muitos milhares de latinoamericanos

A segunda edição da LeaLA, Feira do Livro em Espanhol de Los Angeles, encerrou no dia 13 depois de três dias de intensa atividade, quer na venda de livros quer nas oficinas de leitura e nas sessões de debate e de apresentação de novas obras.
Entre estas, destacou-se a apresentação de "Clarabóia" de José Saramago, feita por Pilar del Río na companhia da diretora da Feira, Marisol Schulz. Na sessão, muito concorrida, Pilar afirmou: "A leitura de "Clarabóia" permite aos leitores conhecer o escritor na sua totalidade, pois apesar de ter sido a primeira obra concentra os interesses e as ideias que marcaram sempre o seu trabalho. Aí vemos como começou a falar da cegueira, da lucidez, do valor de dizer não e de não aceitar as coisas. Assistir às óperas no S. Carlos a partir do galinheiro forjou-o como escritor. Ele dizia que era essa a perspectiva que lhe interessava, porque a outra é a óbvia. Quando ele olha através de "Clarabóia", não descreve o que vê, porque isso seria jornalismo, mas tenta chegar ao fundo das almas das pessoas que habitam esse microcosmos, com todas as suas contradições e as suas ansiedades."
A feira deste ano teve a participação de 200 autores e de quase 200 editoras, o que representa um grande aumento em relação à edição do ano passado. O êxito reflete o crescente papel da comunidade hispânica nos Estados Unidos em diferentes setores e com uma preparação académica cada vez mais avançada. Embora o número de visitantes do Centro de Congressos não esteja ainda apurado, a organização assegura que ultrapassou largamente os 36 mil do ano passado.
Uma das iniciativas mais originais foi o concurso de cartas em espanhol "Mi idioma, tu herencia" destinado às mães e as avós que quisessem registar o que sentem em relação ao idioma e da herança cultural dos países latinoamericanos.
publicado por Fundação Saramago às 16:10
link | favorito
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Julho 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


.posts recentes

. Saramago e Pedro Proença ...

. FITEI estreña "Las Interm...

. Feira do Livro de Los Ang...

.arquivos

. Julho 2012

. Maio 2012

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub